ESOCIAL

O que é eSocial?

O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

Resumindo, o eSocial é um projeto do governo federal que tem como objetivo centralizar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados em um único sistema virtual. Estabelecendo assim uma nova forma com que as informações passam a ser prestadas conforme cronograma de implantação e transmissão das informações por esse canal. Essas informações são divididas em eventos, e falaremos a seguir sobre os eventos de SST para o eSocial.

Quais são os eventos de SST que devo enviar para o eSocial?
S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador (referente ao ASO e seus exames)
S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes nocivos.


Quais são os prazos de envio dos eventos de SST?
Para o evento S-2210: Sempre que houver uma CAT é preciso enviar a informação ao eSocial e o prazo de envio não mudou, permanece sendo no próximo dia útil após o acidente.
No caso de falecimento, o envio é imediato.

 

Para o evento S-2220: Deve ser enviado mensalmente, até o dia 15 do mês seguinte ao da movimentação. Neste evento deve ser enviado os exames admissionais, periódicos, demissionais, de retorno ao trabalho e de mudança de riscos ocupacionais, além dos demais exames obrigatórios constante no PCMSO.

Para o evento S-2240: O primeiro envio deve informar todo o histórico da situação do trabalhador dentro da empresa. Se há periculosidade ou insalubridade, se há alguma NR específica, como trabalho em altura por exemplo.

A STARSEG E O ESOCIAL


Estamos preparados e contamos com o sistema SOC que garante a informatização de todos os dados necessários, cumprindo todas as exigências do eSocial. 

Os arquivos são gerados no formato XML, adequados ao eSocial e para sua comodidade os eventos de SST podem ser enviados automaticamente diretamente ao sistema do esocial.

O envio dos dados ao eSocial teve início em janeiro de 2022 e já é uma realidade, evite multas!

Sua empresa possui ou sabe quais são as documentações exigidas pelo eSocial?

Não! então a STARSEG vai te informar, clique aqui e conheça!

Se estiver com alguma dúvida, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para te atender!

 

Contato

Entre em contato com nossa equipe de atendimento.

De segunda a quinta das 08:00 as 17:00h

As sextas das 08:00 as 16:00h

comercial@starsegsolucoes.com.br

Contato Fixo e WhatsApp: 11.2359-9806

Adicione rapidamente lendo o QR Code abaixo direto do seu WhatsApp:

shared_qr_code - Copia.png

Onde estamos

Grajaú, São Paulo - SP

Nas redes

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White LinkedIn Icon